blue smoke® madeiras especiais

sabor defumado no seu churrasco

Wood Chips ou Serragem? Quando usar cada uma?

Muita gente que está tendo o primeiro contato com a defumação de alimentos, fica em dúvidas sobre qual tipo e formato de lenha usar na sua casa. Seja para quem está fazendo um churrasco defumado na própria churrasqueira mesmo (sabe aquele cupim ou costela, que dá água na boca só de pensar?) ou para quem já tem um defumador e está começando com esse hobby, escolher as lascas de lenha (wood chips) ou a serragem, envolve um certo conhecimento sobre a eficiência de cada uma delas.

De modo geral, podemos dizer que para quem pretende fazer um churrasco com sabor e aroma defumado em casa, na sua churrasqueira de alvenaria convencional ou até mesmo nas modernas churrasqueiras à gás, o formato mais recomendado de lenha é as Wood Chips (lascas). Elas possuem algumas vantagens em relação à outros formatos, inclusive as toras.

Wood Chips (lascas): a melhor opção p/ churrasqueiras!

As lascas de lenha otimizam o espaço de armazenamento. Hoje em dia, temos a possiblidade de fazer churrasco inclusive em apartamentos. Porém, quem mora em apartamento ou até mesmo casa, sabe que não é muito prático armazenar sacos de toras de lenha para usar no churrasco. Com as Wood Chips, os pacotes são de apenas 1 kg e graças a sua eficiência e uso correto, esse pequeno pacote pode durar em torno de 6 churrascos ou mais! Muito eficiente, não é mesmo? E quem aqui não quer otimizar o espaço de armazenamento em sua casa?

Outro ponto positivo das lascas de lenha é que você consegue experimentar diversas variedades em cada pacotinho de 1 kg. Caso você comprasse em toras ou formatos maiores, além da questão do armazenamento, você teria que comprar uma quantidade mínima de cada variedade. Normalmente vende-se em sacos de no mínimo 5kg. Ou seja, se você quiser usar 4 variedades diferentes, teria de comprar e armazenar 20kg, ao invés de apenas 4kg dos Wood Chips.

Legal, mas e a serragem? Como funciona? Onde usar?

A Serragem frutífera é mais recomendada quanto você vai defumar algo em um defumador mesmo. Seja para defumação a quente ou a frio, ela é frequentemente mais usada. Não que você não consiga usar as lascas em defumadores. Muito pelo contrário. Hoje em dia, na grande maioria dos defumadores vendidos no mercado, você consegue utilizar tanto a serragem quanto os chips. Portanto fica a seu critério a escolha. Em termos de rendimento nesse caso, vai variar pra cada equipamento e a nossa recomendação é que você teste e veja qual mais se adequa à sua necessidade.

Uma utilização que a Serragem é mais recomendada, por sua facilidade de uso, é no caso da defumação a frio. Para quem não conhece essa técnica, temos um outro post no blog que ensina com detalhes, mas resumidamente é quando você defuma algum alimento sem a presença de calor. Essa técnica é muito utilizada para defumação de queijos, por exemplo. Se houvesse calor, você iria derretê-lo e não funcionaria muito bem.

É isso! Ficou alguma dúvida? Manda pra gente aí nos comentários.

Produtos em destaque

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre defumação, receitas e muito mais!

Insira seu e-mail abaixo e receba um cupom de 5% de desconto p/ sua primeira compra.

*Cupom não cumulativo.