blue smoke® madeiras especiais para defumação

transforme o sabor e aroma de seu churrasco e defumados.

Conheça o processo de Defumação à Quente

A defumação é um processo de agregar sabores complexos aos alimentos, além de também ser uma técnica de conservação. Sejam eles carnes, vegetais, queijos, pimentas, óleos, dentre outros. Você sabia que há pelo menos dois tipos mais comuns de defumação? Sim, você pode obter ótimos resultados com ambos, porém cada um deles bem diferente um do outro.


A defumação a quente ocorre quando além da absorção de fumaça do alimento, também existe uma fonte de calor controlada que o assa ao mesmo tempo. Normalmente, dizemos que a defumação a quente acontece na faixa de 52 à 80C. Como a temperatura nesse caso costuma ser controlada, é possível deixar o alimento defumando por um período de tempo mais longo sem necessariamente perder a suculência.


Outra curiosidade é que, pelo alimento ser cozido ao mesmo tempo que defumado, ele pode ser consumido diretamente, já que não está mais totalmente cru (caso você seja hobista e faça essas receitas em casa, sempre é bom se basear pela temperatura interna do alimento, além do da churrasqueira ou defumador). É o caso da maior parte dos bacons vendidos por grandes marcas no Brasil. Quando você faz um churrasco e coloca uma fonte de fumaça para defumar seu alimento com uma smoker box ou similar, por exemplo, também pode ser considerada uma técnica de defumação a quente.


E aí, o que você acha de alimentos defumados? Comente aí.