blue smoke® madeiras especiais para defumação

transforme o sabor e aroma de seu churrasco e defumados.

Como defumar na churrasqueira? Confira nosso passo-a-passo!

A churrasqueira tradicional a carvão é um dos melhores métodos para defumar sua carne e com isso dar um sabor incrível nos seus assados. Defumar é o processo de cozinhar a carne em baixas temperaturas com fumaça. Isso não só adiciona sabor à carne, mas também ajuda a mantê-la macia e suculenta.

Para defumar sua carne na churrasqueira tradicional a carvão, você precisará de:

Passo 1: Acenda o carvão e deixe-o queimar até que o braseiro esteja forte (com a cor alaranjada e incandescente). Isso geralmente leva cerca de 20 à 30 minutos depois de aceso.

Passo 2: Adicione a lenha frutífera seca sobre o carvão, de preferência nos cantos, onde o calor é mais brando. Isso, pois queremos que a lenha libere mais fumaça do que queime, gerando labareda. Lembre-se que a defumação é a queima incompleto da lenha. Feito isso, você começará ver a fumaça que irá defumar a carne. Importante: certifique-se de usar lenha frutífera seca e de qualidade, pois a lenha verde (com alta umidade) criará fumaça excessiva , podendo deixar sua carne com um aroma e sabor intragável.

Passo 3: Tempere a carne como desejar e coloque-a na churrasqueira. O ideal é colocar a carne sobre a grelha, longe das chamas. De preferência em posição mais acima, para que a proteína pegue fumaça por no mínimo 30 minutos. Assim, o sabor da defumação ficará mais intenso e evidente.

Passo 4: Se você tiver um termômetro, pode tentar manter a temperatura da churrasqueira entre 100 e 150 graus Celsius. Dessa forma, a defumação ocorrerá de forma lenta e sua carne ficará mais macia pelo longo tempo de cocção. Caso não tenha um termômetro para medir, basta deixar a carne num ponto mais alto da churrasqueira, onde sua mão aguente ficar sobre o braseiro por cerca de 10 segundos.

Passo 5: Dependendo do corte, com uns 30 à 60 minutos você já consegue um defumado bem saboroso. Esse tempo vale para filés (picanha, contra-filé, etc), linguiças, tulipa de frango, etc. Para cortes maiores, como costela, cupim, etc, deixe a carne defumar por cerca de 2 à 4 horas. Um termômetro de carne pode ser usado para verificar a temperatura interna da carne.

Passo 6: Retire a carne da churrasqueira e deixe-a descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Lembre-se que defumar a carne pode ser um processo demorado, mas o resultado final vale a pena. Com a churrasqueira tradicional a carvão, você pode desfrutar de carne saborosa e macia, perfeita para qualquer ocasião.